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quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

É Dalí ou Daqui?

Última postagem de 2010. Ano de reconciliação com as palavras, de (re)descobertas. 2011 virá cheio de novidades, tô sentindo isso...

Mas o assunto aqui nem é sobre o ano que passou. Nas verdade, é sobre outro trabalho da universidade, sendo esse de 2009. Me apaixonei pelo que aprendi com ele e preciso compartilhar. Até porque penei pra encontrar informações e se alguém precisar, elas estão aí.

Sabe aquela disciplina bem chata sobre como fazer trabalhos acadêmicos que todo mundo tem que pagar? Pois é. Tivemos que fazer um trabalho sobre um quadro qualquer. E dentre os milhões de quadros e pintores que pesquisei, um me chamou atenção: Criança Geopolítica Observando o Nascimento do Homem Novo, de Salvador Dalí. Sei lá, o quadro me pegou de jeito. Quando comecei a desvendar seus significados, fiquei estarrecida. A obra é essa aí de baixo:

(Pode clicar na imagem pra aumentar)

Bom, pra entender o quadro, é preciso lembrar algumas coisas antes. Primeiro, que Dalí é pintor do século XX e que esse quadro foi pintado um pouco antes do fim da Segunda Guerra. Quem lembra das aulas de história? Crise de 29, revanchismo, nazismo, fascismo, autoritarismo. Com o fim da guerra, Inglaterra deixa de ser a grande potência mundial e emergem, bipolarizando hegemonia, os Estados Unidos e a União Soviética.

Aí vem Dalí, com todo seu surrealismo e cheio de idéias na cabeça pra registrar uma visão. E que registro!

Os principais elementos presentes na tela são: um ovo de casca elástica que possui continentes moles como se estivessem derretendo; o homem, que possui força e músculos, saindo do ovo; uma figura adulta andrógina que aponta para o “nascimento”; uma criança que se esconde atrás do adulto observando o acontecimento; um toldo pontiagudo em forma de guarda-chuva localizado acima do ovo; um pano branco situado abaixo do ovo; o sangue que escorre da rachadura; uma lágrima que sai da África Oriental; montanhas e uma paisagem quase desértica com algumas figuras ao fundo.

A temática, nele presente, é social e o tema é a mudança na sociedade e na geopolítica após a Segunda Guerra. Ao pintar este quadro, Dalí apresenta sua visão sobre os acontecimentos de sua época. Com o fim da guerra, a sociedade sofre transformações, ou seja, “nasce um homem novo”. Este homem é representado na tela pelo ser humano que rompe a casca do ovo.

É possível notar que a rachadura pela qual o homem sai está localizada na América do Norte. Salvador Dalí faz isso para mostrar a força e influência adquirida pelos Estados Unidos com o fim da guerra, como se o modelo do homem norte-americano fosse ser o predominante dali para frente. Na tela, a mão do homem está apertando a Inglaterra e se apoiando nela, exatamente por que os ingleses perdem a sua hegemonia na política mundial após 1945.

O sangue que escorre da rachadura, representa todas as perdas e dor causadas pela guerra para que esse novo homem pudesse nascer. A lágrima que cai do ocidente africano representa o sofrimento enfrentado pelo continente: o mais pobre do globo, explorado e com um quadro alarmante de miséria, fome e doenças. Os países do terceiro mundo estão com o tamanho aumentado, reforçando a importância que começam a adquirir nessa época. Os continentes são moles e o ovo possui essa consistência molenga para mostrar a instabilidade global vivenciada no contexto. O toldo pontiagudo pode representar a idéia de que todo o mundo já está inteiramente descoberto.

Duas figuras, um adulto e uma criança, assistem à cena. O adulto, que não possui sexo determinado, está chamando a atenção da criança para o acontecimento. A criança que observa a cena está assustada, se escondendo atrás do adulto. Esta, bem menor que o adulto, possui sombra maior, sugerindo que, futuramente ela substituirá o adulto e terá de lidar com toda essa situação que observa. Uma atmosfera assustadora toma conta do quadro, mostrando que a visão de Dalí sobre o que estava por vir com o fim da guerra não era nada otimista.

Sobre os elementos no fundo do quadro, encontrei poucas informações. Mas as duas figuras do lado esquerdo são retiradas de outro quadro "O Casamento da Virgem", de Rafael. Vai entender...

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